MARKETING DE PERFORMANCE

Marketing de Performance
O marketing de performance está mais focado em ações, tais como a geração de um lead, conversões, RSS e vendas; em outras palavras, resultado. E com esta característica os performance marketers não tem um grande espaço de tempo para acertar, é o caso de dar tiros certeiros e fugir o mais rápido possível do que não está dando resultado.
O que é o Marketing de Performance?

Uma das principais estratégias eram os banners. Eles eram dispostos nos principais sites que o público-alvo acessava na internet. E para um impacto maior, outros recursos eram implementados, tais como os anúncios na homepage dos sites, na página de saída das redes sociais e disparos de e-mail marketing.

Hoje o bom planejamento não funciona assim, e quando a palavra performance aparece na história estamos falando em campanhas de marketing com o melhor ROI possível. Para ser mais específico, só há pagamento de publicidade quando a reação do cliente-alvo acontece.

Marketing de performance é investimento em resultados reais, não em tentativas.

É simples.

A internet possibilita acompanhar ações do cliente, obtendo registros de dados e conseguindo medir o desempenho de cada anúncio.

Assim, o planejamento da campanha e a criação de estratégias podem ser totalmente focadas nas análises de desempenho.

E é aí que entra o marketing de performance, que nada mais é que uma atividade do marketing digital focado em resultados.

Conseguir contabilizar os números do desempenho do anúncio, gerar dados e ter uma boa análise desses relatórios é importantíssimo para mostrar se o investimento feito trouxe o retorno esperado.

Os 5 tipos de Marketing de Performance

IMPRESSÕES

Impressões são uma das métricas utilizadas no marketing digital. Não vamos confundir impressão com cliques ou visualizações, são métricas diferentes.

As impressões são as entregas do seu anúncio. Lembrando que entrega não significa visualização e muito menos interação do usuário com o anúncio. Ter uma impressão a mais significa apenas que mais uma pessoa recebeu o anúncio, ou foi apresentada a ele.

É bom ficar de olho para uma discrepância muito extrema entre o número de impressões e o número de cliques. Ter milhões de impressões e uns poucos cliques é mau sinal!

CLIQUES

Os cliques são resultado da interação do usuário com o anúncio recebido. O usuário é impactado de alguma maneira pelo anúncio e decide clicar nele e é então redirecionado para a o website.

Uma alta taxa de cliques significa que o anúncio está funcionando bem, chama a atenção dos usuários e estes são levados a clicar no anúncio. Por outro lado, uma taxa de cliques baixa é um alerta. Provavelmente será necessário melhorar o anúncio, fazer testes e verificar como é possível melhorar esta taxa.

ENGAJAMENTOS

engajamento é a interação que o usuário escolhe desenvolver com a sua marca. Por exemplo, é possível que por meio de um anúncio o usuário seja levado ao site da empresa, onde há um conteúdo cativante e rico.

O usuário pode mostrar engajamento com a sua marca ao compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. Também pode dar uma curtida, comentar o conteúdo postado e até seguir as notícias da sua empresa.

O engajamento tem tudo a ver com o relacionamento entre a sua marca e os usuários. Há várias formas de aumentar o engajamento, as mais conhecidas e úteis são:

  • Publicar conteúdo de qualidade;
  • Ter um calendário de publicações em diversas redes sociais;
  • Usar recursos áudio visuais como vídeos, GIFs, podcasts;
  • Criar headlines sensacionais e legendas que cativem as pessoas e se relacionem com o lado emocional delas;
  • Atender muito bem os clientes.
LEADS

Os leads são todos os usuários que se transformam, aos poucos, em potenciais consumidores. O interesse do usuário é registrado quando ele se inscreve em uma oferta, assina uma newsletter, se cadastra junto à marca para receber um benefício.

Se fizermos o processo mentalmente, desde as impressões até a geração de leads vamos ter um caminho, que começa com os anúncios pagos e se transforma aqui em um relacionamento de fato.

VENDAS

O resultado esperado desse relacionamento está aqui, ou seja, a conversão deste lead em venda.

Fonte: marketingconteudo.com

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